No dia 14/06, pela manhã, foi lançado o primeiro Circuito de turismo de Inovação do Brasil voltado ao conhecimento e fomento de projetos de inovação, o Inovatour (https://inovatour.org.br/). O evento aconteceu na Fábrika, em Curitiba, e reuniu importantes nomes do setor de inovação da cidade. Capitaneado pelo Connect Week, semana de inovação que acontecerá de 14 a 23 de junho em Curitiba, o Inovatur passará por 5 pontos da cidade que são referência em inovação. O Connect Week, maior movimento de inovação do país, com cerca de 100 programações na capital paranaense.
O roteiro da inovação envolve um conjunto de visitas organizadas pelo Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) nos principais pontos dos ecossistemas de inovação do Paraná, no município de Curitiba. “Planejamos levar a iniciativa para todo o estado, com a união de forças, o sucesso é garantido. Este projeto inovador tem o potencial de transformar Curitiba na cidade mais inteligente e conectada do país. Com a união das forças públicas e privadas, e o apoio de todos os setores envolvidos, Curitiba está pronta para se projetar como um centro de inovação e turismo de negócios, beneficiando a todos e multiplicando sua imagem e influência globalmente”, disse Itamir Viola, idealizador do projeto.
Apoio Privado e Público
Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), comentou que essas iniciativas têm se consolidado e alcançado novos patamares de excelência. “Destaco as ações contínuas do CCVB para promover a cidade para turismo de negócios e eventos. Parabenizo o projeto, originado de uma tese de faculdade, que agora visa projetar Curitiba para o mundo”. Ela destacou que o turismo se beneficia diretamente das atividades de inovação, multiplicando a imagem da cidade e de seus setores econômicos.
O vereador Herivelton Oliveira destacou que a pauta do projeto é muito importante e atrativa. “Os turistas em Curitiba, que atualmente ficam em média cinco dias, poderiam passar a ficar de seis a sete dias, o que representa um impacto significativo. A ideia é atrair mais visitantes com criatividade e recursos inteligentes”, comentou.
O ineditismo do Inovatour também é relevante, colocando Curitiba em destaque no Brasil rumo a se tornar a cidade mais inovadora do país. “Curitiba é pioneira com uma proposta tão inovadora e abrangente, algo sem precedentes no país”, complementou Gislaine Queiroz, presidente do CCVB.
Benefícios para todos
Gestora do Inovatour, Yasmin Miranda, enfatizou que o projeto é um marco no turismo de negócios e eventos no Brasil. “Este projeto, desenvolvido em parceria público-privada, envolve a colaboração de diversos setores da cidade para promover a inovação e destacar Curitiba como um destino de referência no cenário nacional e internacional. Os nomes envolvidos no projeto foram escolhidos estrategicamente, cada um trazendo uma contribuição valiosa para o sucesso da iniciativa”, disse.
Como representante do Vale do Pinhão, Marlon Alves Cardoso enfatizou o senso cívico de compartilhar conhecimento em prol do ecossistema. “Quando o setor empresarial se une ao poder público, a cidade como um todo ganha, exemplificando o verdadeiro significado de um ecossistema de apoio mútuo”, comentou.
Elisangela Camargo, líder de Inovação na Renault do Brasil mostrou sua satisfação em estar entre os inovadores da cidade. “A Renault mantém suas portas abertas para projetos como este, acreditando no poder da parceria e na conexão com ecossistemas de inovação.”
Projeto piloto
Durante o Connect Week, o Inovatour fará um projeto piloto passando pelos seguintes locais: Mind Hub, Habitat Senai, Hotmilk, Pinhão Hub e Hipe Hub.
A participação no roteiro é gratuita, sendo apenas necessário um agendamento no site: https://inovatour.org.br/. Todas as visitas são guiadas e cada dia é uma proposta diferente.