Curitiba está sediando diversos eventos que reforçam sua importância no cenário nacional do turismo de eventos e de negócios, principalmente com o foco da inovação.
Nesta semana, é a vez da cidade abraçar a Feira Internacional de Destinos Inteligentes (FIDI), realizada de 17 a 19 de março no Memorial de Curitiba, encontro promovido pela empresa Cidades do Futuro, que se propõe a compartilhar experiências e conhecimentos sobre o modelo DTI.
O Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) marca presença no FIDI ao participar do painel “Abordagens Integradas em Segurança de Eventos Urbanos e o Papel Estratégico da DTI”, realizado nesta segunda-feira (17/03), às 16h, no Memorial de Curitiba, com a presença da Presidente Gislaine Queiroz e do Diretor da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte/BELOTUR (Marcos Boffa).
“Cada vez mais vemos Curitiba sendo anfitriã de eventos que têm o foco de trazer negócios para a cidade e fomentar seu posicionamento no cenário da inovação. Neste contexto, ganham todos porque estas ações fazem a roda da economia girar, beneficiando todos os setores”, diz a Presidente Gislaine Queiroz.
E, de 20 a 22 de março, os olhares se voltam à Smart City Expo Curitiba 2024, posicionando a capital paranaense no centro das discussões mundiais sobre soluções e oportunidades para que os municípios superem desafios para se tornarem cidades inteligentes. Versão brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, o evento acontece no Centro de Eventos do Positivo, no Parque Barigui.
O Smart City Expo Curitiba 2024 é organizado pelo hub curitibano iCities Smart Cities Solutions, com a chancela da Fira Barcelona, organizadora do principal Congresso Mundial de cidades inteligentes, o Smart City Expo World Congress e, tem apoio da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão.
Pinhão Hub
Na última semana, Curitiba acompanhou o lançamento do seu novo espaço de inovação, o Pinhão Hub. Instalado no espaço Engenho da Inovação (Rua Engenheiros Rebouças, 1.732, bairro Rebouças), o Pinhão Hub se torna um endereço permanente para as conexões do segmento na capital paranaense. O local será o ponto de encontro do Vale do Pinhão, ecossistema da inovação de Curitiba, para promoção de conexões que geram negócios, produtos e novas tecnologias na cidade.
São 1,2 mil m² distribuídos em três andares, comportando 158 posições de trabalho, salas de reunião, estúdio para podcast e auditório, num espaço colaborativo e multissetorial, além de um ponto dos Jardins de Mel e três bicicletas compartilhadas da Tembici. O Pinhão Hub vai sediar cursos, eventos, oficinas e projetos oferecidos pelo Invest Curitiba e pela Escola de Inovação, além de oferecer um programa de inovação aberta para as empresas, que podem se residentes do local. O hub também terá ações gratuitas com Associações Empresariais e Câmaras de Comércio, buscando atrair investimento pra cidade. Empresas podem locar o espaço para serem residentes do Pinhão Hub.
Com informações da Prefeitura Municipal de Curitiba.