A história de superação por trás do case da Universal Studios
Mais de 80 pessoas acompanharam nesta quarta-feira, na Fazenda Churrascada, a primeira edição do Café com o CCVB, que trouxe para Curitiba o especialista em competitividade e inovação Fabio Trabulsi Ashcar para proferir a palestra “Como desafiar o líder? – A estratégia da Universal Studios”. A proposta é conectar os players e associados, sempre com foco de intensificar negócios e oportunidades.
Fundador da Life at Campus em Miami, Aschar leciona empreendedorismo, inovação e diferenciação em 4 universidades nos Estados Unidos. O evento contou com o apoio da GOL Linhas Aéreas, Mabu Curitiba, Fazenda Churrascada, Hoffmann Audiovisual e a Ororo Sistemas.
Antes da fala principal, subiram ao palco Angélica Paixão, Diretora da AirPromo, para apresentar a revista MICE (que conta com um Guia de Associados CCVB) e o trabalho de captação de eventos corporativos a serem realizados em Curitiba.
A Coordenadora Comercial da GOL Linhas Aéreas, Bruna Dubeski, falou sobre as ações da empresa focadas em ESG, como compensação de carbono por meio de parceria com a empresa Moss, Meu Voo Compensa. Compromisso com IATA de aumentar a liderança feminina na empresa em pelo menos 30% em cargos de C-level.
O co-founder da Ororo Sistemas, Mauricio Kusbick da Rosa, falou sobre a parceria com o Curitiba Convention que consiste no Carbonômetro, que possibilita aos visitantes de evento informarem como chegaram até o local do evento. Dessa forma, é possível calcular as emissões de gases de efeito estufa de forma individualizada para cada visitante, permitindo uma coleta de dados robusta para estimar as emissões totais do evento.
A Diretora Executiva do CCVB, Cristiane Santos, ficou encarregada de apresentar o conceito da entidade e seu papel fundamental no fomento do turismo de negócios na cidade.
A Presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra, lembrou o quão é gratificante este ambiente de trocas, relacionamento contínuo e o quanto isso fortalece a todos como setor. “Estamos neste momento com três linhas de atuação principais em nossa entidade, a divulgação de Curitiba como Destino de Turismo Inteligente, a promoção da cidade em outros Estados, colocando postura de inovação no posicionamento de Curitiba para fortalecer a atividade turística”, citou.
Em seguida, o Secretário do Turismo do Estado do Paraná, Marcio Nunes, comemorou os 100 dias da recém-instituída Secretaria e apresentou a todos os três pilares de sua gestão. “Turismo é deslocamento de PIB e, para conseguirmos isso, estamos investindo fortemente em infraestrutura turística, em treinamento e capacitação de pessoas e em um programa de divulgação que mostre nossos atrativos e para que sejamos um receptivo turístico”, disse.
Durante o evento, esteve presente Paulo Krauss, representando o Presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Dario Paixão.
Características de uma challenge brand
O especialista Fabio Trabulsi Ashcar apresentou o case da Universal Studios, fundada em 1912 e que passou pelas duas décadas seguintes de desafios. Em 1962, teve a gestão assumida pela MCA, tendo à frente o executivo Lew Wasserman, que reergueu a empresa e levou a marca para o mundo. Dois anos depois, a experiência do Studio Tour trouxe o público para perto da operação, seguida de expansão e uma evolução que levou o negócio para a Florida em 1981 (desde 2011, o business é gerenciado pela Comcast NBC Universal).
Como diferenciais da Universal Studios – caracterizada por Aschar como uma challenger brand – estão comportamentos como resiliência, curiosidade, pró-atividade e inovação. “A Universal, tendo como concorrente a gigante Disney, tem que ousar e fazer coisas que um líder não faz por estra na zona de conforto. O desafio nunca termina, seja para competir ou sobreviver, por isso o que importa não é o tamanho, e sim a mentalidade”, resumiu.
A Fazenda Churrascada fica localizada na Rua Brigadeiro Franco, 3991.