O trade de Turismo e de Eventos de Curitiba e do Paraná se reuniu nesta segunda-feira à noite no Fazenda Churrascada para prestigiar o lançamento do MICE Connect, iniciativa do Grupo Air que conta com o apoio do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) e da Prefeitura Municipal de Curitiba.
A proposta é ampliar a rede de relacionamentos profissionais e gerar negócios no setor de turismo corporativo, promovendo networking e o diálogo sobre as especificidades do mercado nacional de eventos e turismo corporativo, além das perspectivas de Curitiba como um Destino Turístico Inteligente.
A Presidente do CCVB, Gislaine Queiroz, deu as boas-vindas aos presentes, lembrando que neste ano a entidade comemora 24 anos de ações que têm como foco colocar Curitiba em destaque no mercado corporativo de eventos. “Somos a única entidade do Turismo que possui em seu corebusiness a geração de negócios para os associados por meio da captação de eventos. São iniciativas que trazem resultado a curto e médio prazo para nossa capital e movimentam no mínimo 57 setores de forma direta”, disse. “Nosso trabalho equilibra a balança sazonal da hotelaria e do turismo e serve como uma porta de entrada a organizadores e promotores que querem trazer seus eventos para a cidade”, acrescentou.
Gislaine lembrou que, em 2023, Curitiba ficou posicionada em terceiro lugar entre os destinos nacionais do mercado corporativo, e que a cidade é a capital nacional do turismo de bleisure, ou seja, quando existe uma mescla de turismo com lazer. “Precisamos ainda, no entanto, de investimentos para fomentar o setor MICE, visto que estamos perdendo eventos para nossos Estados vizinhos. Para virar esse jogo, são necessários investimentos e um olhar dos poderes público e privado para voltarmos a ocupar nosso lugar neste cenário”, concluiu.
A Coordenadora do MICE Curitiba, Angélica Molteni, disse que Curitiba segue consolidando sua posição no cenário turístico corporativo nacional e mundial. “O MICE Connect, que também celebra a nova edição da revista MICE, tem o poder de evidenciar a capacidade da capital além das fronteiras da cidade, reforçando sua força gastronômica, diversidade cultural e o profissionalismo de seus fornecedores. “O turismo MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions – representa cerca de 50% do total de viagens em todo o mundo. Esta atual edição, além de bilíngue, é muito mais que um veículo de comunicação. Trata-se de uma plataforma abrangente que fornece guias e fontes de informação indispensáveis para o trade turístico de negócios e eventos”, citou, ao lado do sócio no projeto, Rafael Maia, um dos fundadores do Grupo AirPromo.
O Secretário Estadual de Turismo, Marcio Nunes, mencionou que o Paraná gerou 8 mil empregos com carteira assinada no setor do Turismo em 2023, e que a previsão é que este número aumente para 12 mil em 2024.
O Prefeito Municipal de Curitiba, Rafael Greca, contextualizou historicamente diversos pontos turísticos estaduais, e citou que o Turismo começa com história, avança com estruturas, se aprimora com os roteiros, se multiplica com os hotéis, se refina na gastronomia e culmina com o turismo de eventos, de espetáculos e de grandes shows. “Vejo este modelo como o ideal, com a sinergia e conexão que permitam parcerias público e privadas de forma que todos saiam ganhando, tanto os envolvidos com o setor quanto a cidade como um todo”, encerrou.
O encontro foi concluído com uma palestra ministrada pelo Diretor Artístico da AirPromo, Octávio Nassur, sobre tendências de consumo com foco em eventos.