Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau- CCVB

CCVB firma parceria com ESPM Curitiba em evento que aponta tendências para o Turismo

Nesta quinta-feira (12), o Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) promoveu como mais uma ação de capacitação para seus mantenedores o “Think Tank – Turismo em Foco”, realizado em parceria com a Academic Ventures, Impact Hub e ESPM Curitiba.

Logo no início do encontro, foi firmada uma importante parceria do CCVB com a Academic Ventures, hub de soluções estratégicas para o setor empresarial parceiro regional da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). A parceria consiste na cessão de 15% de desconto para todos os colaboradores do CCVB e das empresas associadas nos cursos Pós-Graduação Lato Sensu, nas modalidades presencial e hyflex, Cursos Dynamic – cursos de curta e média duração com diversos temas, Pós-Graduação Lato Sensu, nas modalidades live EAD e híbrido e, Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado); todos que são oferecidos nas unidades da ESPM nível nacional.

Com a proposta inicial de discutir o futuro e as skills dos profissionais do trade turístico do Paraná, o evento contou com a presença de Zaki Akel Sobrinho (CEO e Founder da Academic Ventures), Gisah Akel (COO e Founder da Academic Ventures) e Genaro Galli (Diretor de Novos Negócios na ESPM).

Iniciando o encontro, Zaki Akel (professor e ex-reitor da UFPR) apresentou a Academic Ventures e sua dinâmica de atuar como uma plataforma focada em atender as demandas empresariais com soluções inovadoras e estratégicas. Acompanhado de sua sócia, Gisah Akel, trouxe uma visão sobre as principais tendências da indústria e os movimentos que têm observado em Curitiba.

Entre os destaques, Gisah mencionou o novo contexto de tecnologia e digitalização, que está transformando o setor de turismo. Ela ressaltou o conceito de “zero friction marketing”, que propõe relações mais fluidas entre empresas e consumidores, minimizando atritos em cada ponto de contato. Outro ponto abordado foi o uso de realidade aumentada e virtual para expandir as experiências de viagem, proporcionando conexões imersivas aos turistas; assim como a ideia do “Turismo Smart”, destacando o uso de dados para oferecer recomendações personalizadas com base nas preferências individuais dos visitantes.

O evento também trouxe insights sobre as novas tendências de turismo de experiências, como viagens slow, que focam em uma conexão mais profunda com o destino, e a personalização crescente dos serviços. “Como temas que merecem ser monitorados de perto, cito o place and destination branding, ou seja, a estratégia de criar uma identidade para um destino, transmitindo uma narrativa que inspire emoções positivas e influencie a percepção das pessoas sobre o local. Também, a comunicação baseada em dados e a importância do trade marketing para o turismo”, recomendou.

A palestra de encerramento foi ministrada por Genaro Galli que trouxe reflexões sobre o comportamento do turista moderno. Galli (que é Doutor em Educação pela PUCRS) apontou que o consumidor busca por conveniência, segurança e simplicidade em suas viagens. “É por isso que temos que entregar sempre uma experiência sem atritos em todos os aspectos, desde a hospedagem, passando pelo transporte, até mesmo com relação aos métodos de pagamento”, disse.

O especiaista também destacou o conceito de Lifelong Learning no contexto dos desafios globais, mencionando que as exigências por novas habilidades nunca mudaram tão rapidamente. Ele lembrou que, com o envelhecimento da população e a ascensão do “mercado prateado”, há uma grande oportunidade de oferecer serviços customizados para esse público mais velho, que dispõem de tempo e de recursos para investir em experiências de qualidade.

Finalizando o evento, os impactos das mudanças climáticas, crises econômicas e conflitos em destinos turísticos foram mencionados como variáveis que exigem uma constante adaptação do setor. “Para o futuro, temos alguns índices, como que 45% das habilidades no setor de serviços estão em transformação e que as práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) terão um impacto significativo em 81% das empresas nos próximos anos. Também é preciso ao empresário focar em elementos como o bem-estar dos colaboradores e a flexibilidade no ambiente de trabalho, tema central para o sucesso das organizações”, enunciou.

O encontro contou com a participação de mantenedores do CCVB e foi prestigiado por  Tatiana Turra (Presidente do Instituto Municipal de Turismo) e Patrícia Albanez (Coordenadora Estadual de Turismo e Consultora de Negócios na Regional Leste do Sebrae Paraná), consolidando a importância da parceria para o futuro do Turismo na cidade.

Compartilhar:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Posts

Postagens relacionadas