Entre os dias 30 de setembro a 03 de outubro, aconteceu a FIT América Latina na cidade de Buenos Aires, que é a principal feira de Turismo da Argentina, tornando-se uma das principais plataformas de apresentação das novidades e tendências em turismo e lazer da América do Sul. Por iniciativa do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e da Secretaria Estadual de Turismo do Paraná, a capital do Paraná teve representatividade no evento, que atraiu diversos profissionais do setor de turismo e viagens, com 1.700 expositores e 30.000 visitantes. Curitiba tem se destacado como um destino turístico atrativo para os argentinos e a presença da cidade no evento é uma estratégia para fortalecer ainda mais essa imagem. Segundo dados da Setu Paraná, em todo o estado, no primeiro semestre de 2023, a chegada de turistas internacionais cresceu 66,4% em relação ao mesmo período de 2022, a maior variação ocorreu em janeiro com a chegada de 129.310 turistas, e uma variação positiva de 107,7%. O público argentino é o segundo em procedência em nosso estado, representando um aumento de 78,4% em relação ao primeiro trimestre de 2022. O Instituto Municipal de Turismo de Curitiba também proporcionou a capacitação de 20 operadores argentinos e uruguaios. A Feira Internacional de Destinos Inteligentes (Fidi), programada para acontecer em Curitiba em 2024, foi apresentada por Tatiana, com a participação do diretor executivo do Instituto Ciudades del Futuro, Gonzalo La Rosa. “A FIT Buenos Aires não é apenas uma oportunidade para promover o turismo em Curitiba, mas também para estabelecer parcerias estratégicas e abrir portas para novas chances de negócios”, destacou Tatiana. A oportunidade de termos voos diretos e de curta duração entre Curitiba e Buenos Aires nossa presença do evento torna prioritárias ações comerciais com o país vizinho, incentivando ainda mais o segmento MICE por oportunizar a troca de negócios e eventos com empresas argentinas. A convite do Curitiba Convention & Visitors Bureau, na oportunidade também realizamos uma importante reunião com Matias Sket, o diretor executivo da AOCA, que é a Associação que reúne profissionais ligados à atividade de organização de Congressos, Feiras, Exposições, Encontros Sociais e Empresariais e Bureaux da Argentina. Na ocasião tratamos de estreitar laços e viabilizar a presença de Curitiba em outros eventos no país, que estimulem a geração de negócios e eventos. O Curitiba Convention & Visitors Bureau esteve representado por sua diretora executiva, Cristiane Santos, que considerou nossa participação no evento fundamental para fortalecer a imagem de nossa cidade junto ao público profissional argentino. “É preciso criar consistência em nossas ações promocionais e de contatos com o público MICE Argentino, pois temos no país vizinho uma grande oportunidade de troca”, reforça Cristiane.
Connecting Dots apresenta pela primeira vez no Brasil Festival WOMAD
Primeiro WOMAD no país acontece em 2025, com edições na Mata Atlântica e Amazônia. Com idealização e realização da Connecting Dots, o consagrado festival internacional WOMAD desembarca pela primeira vez